sexta-feira, 5 de junho de 2009

MITOLOGIA GRECO-ROMANA


HELENA DE TRÓIA
Helena era filha de Zeus e de Leda. Era considerada a mulher mais bela do mundo e tinha diversos pretendentes, entre eles os maiores heróis da Grécia. Seu pai adotivo Tíndaro não sabia tomar decisão m favor de um deles com medo de enfurecer os os outros. Foi Odisseu, rei de Ítaca quem resolveu o impasse propondo que todos os pretendentes jurassem proteger Helena e o marido que ela escolhesse, qualquer que fosse. Então, Helen se casou com Menelau que se tornou rei de Esparta. Tiveram uma filha, Hermíone.
Numa viagem a Esparta, Páris que era filho de rei Príamo de Tróia rapta Helena e a leva para Tróia. Menelau juntou-se ao seu irmão Agameon, Áquiles e a outros reis e guerriaram contra Tróia.
O resgate de Helena não era o motivo principal, pois na realidade haviam interesses econômicos também. A guerra, durou 10 anos. Páris e Áquiles morrem. Este último que tinha características de ser o mais belo dos heróis, morreu com uma flecha envenenada em seu calcanhar. Daí a expressão “calcanhar de Aquiles”.
Um dia troianos perceberam que o acampamento de seus inimigos estava vazio,então, imaginaram que finalmente tinham abandonado a guerra.
Encontram por ali um enorme cavalo de madeira que acreditaram ser um presente e o carregaram para dentro de suas muralhas. Ficaram surpresos ao perceberem que milhares de soldados começaram a sair de dentro do cavalo e a atacar a cidade, agora indefesa. A guerra foi vencida pelos inimigos.

Nenhum comentário: