sexta-feira, 1 de maio de 2009

DE VOLTA.....


Depois de passar um longo período sem aparecer, estou de volta... e para escrever sobre o que tem colocado a população mundial em estado de alerta: Gripe suína.

Doença respiratória altamente contagiosa freqüente em porcos, que podem ser infectados por mais de um tipo de vírus. Daí, a suspeita dos especialistas de que a doença seja provocada por um vírus com várias origens, cientificamente chamado de recombinante e que tem a mistura de genes que provocam a gripe suína, a aviária e a humana.
As pessoas, quase sempre são infectadas pelo contato com porcos, embora em alguns casos não há registros de contato nem com porcos e nem com ambientes em que esses animais tenham estado. A transmissão da doença entre humanos é limitada a contato muito próximo em grupos de convivência e nenhum registro de transmissão por ingestão de alimentos preparados, pois o vírus não resiste ao cozimento em temperatura que seja superior a 70º.
Esse vírus pode atingir os pulmões e pode causar uma pneumonia que leva à morte pela insuficiência respiratória e também pode colocar esses órgãos com predisposição a infecções por outras bactérias.
Esses vírus se modificam rapidamente, por isso não há uma vacina específica. A vacina atual contra influenza produzida a partir das recomendações da OMS não contém o vírus da gripe suína.
Existe cura para a doença, mas a transmissão se espalha muito rápido porque é transmitida de humano para humano e os sintomas demoram para aparecer no mínimo de 48 a 72 horas.
Infelizmente o que temos a fazer é apenas a prevenção e a torcida para que ela não chegue perto.
Créditos da imagem: charquinho.weblog.com.pt

Nenhum comentário: