domingo, 1 de fevereiro de 2009

MITOLOGIA GREGA


DÉDALO

O labirinto do qual Teseu escapou, graças ao fio de Ariadne, fora construído por Dédalo, um habilidoso engenheiro para os dias de hoje, que depois de realizar o trabalho para o rei Minos, foi aprisionado em uma torre. Conseguiu fugir, mas não podia sair da ilha por mar, uma vez que o rei mantinha severa vigilância.
“Minos pode vigiar a terra e o mar, mas, não o ar” – disse Dédalo. “Tentarei esse caminho”.
Fabricou asas para si mesmo e para seu filho Ícaro. Uniu penas, dando ao conjunto curvatura como as asas de aves. Ao final do trabalho, o engenheiro viu que o objeto flutuava no ar. Equipou o filho e ensinou a voar, recomendando que voasse a uma altura moderada, para que nem a umidade e nem o calor do Sol estragasse suas asas. Dédalo beijou o menino, encorajou-o e pulou do penhasco. Os dois deixaram a ilha e exultante com o vôo Ícaro começou a abandonar a direção e elevar-se para alcançar o céu. O calor do sol amoleceu a cera que prendia as penas que se desprenderam. Lançando gritos dirigidos ao pai, mergulhou nas águas do mar que, daquele dia dia em diante, recebeu o seu nome.
Lamentando a sua própria criação, Dédalo que chegou são e salvo à Sicília, ergueu um templo a Apolo, depositando as asas que ofereceu ao deus.

Créditos da foto: www.wikipedia.or.br

Nenhum comentário: