domingo, 16 de novembro de 2008

BIOLOGIA

FERMENTAÇÃO


Para fazer pão é comum prepararmos a massa, retirando dela uma bolota, que é colocada em um copo com água.
A bolota afunda, mas, depois de algum tempo sobe até a superfície da água. Quando isso acontece, dizemos que o pão está pronto para ser assado.
Na massa do pão, para que ele cresça e fique macio, é colocado um fermento do grupo das leveduras, que faz fermentação alcoólica.
Com a fermentação, desprende-se gás carbônico, que vai formando pequenas bolsas dentro da massa, que, então, vai se estofando à medida que aumenta a quantidade de gás carbônico dentro das bolsas formadas pela fermentação.
Como a massa aumenta de volume, sem aumentar de peso, a sua densidade vai diminuindo aos poucos.
O que está acontecendo com a massa fora do copo está também acontecendo com a bolota mergulhada na água: ela também aumenta de volume, sua densidade diminui, até tornar-se menor do que a densidade da água, ocasião em que ela sobe.
Nessa altura, a massa, já bem macia, estará pronta para ir ao forno.

A CÃIBRA

Todas a nossas células exigem oxigênio para as suas atividades. Isso vale também para as células musculares. Muitas vezes, no entanto, devido ao esforço excessivo, falta oxigênio para as células musculares e elas passam a desdobrar glicose em ácido láctico, anaerobicamente, isto é, sem utilização de oxigênio: ocorre, portanto, fermentação láctica.
O ácido láctico formado acumula-se nos músculos, causando fadiga, podendo provocar cãibras.

Nenhum comentário: