sábado, 22 de novembro de 2008

MITOLOGIA


Teseu, herói ou oportunista??
Conta a lenda que Teseu era filho de Etra, mas o seu pai poderia ser Egeu ou Poseidon, pois Etra se envolveu com os dois na mesma noite. Egeu disse à Etra que se nascesse algum filho daquela relação não pusesse o seu nome. Deixaria, sob uma rocha, um par de sandálias e uma espada, para que o jovem pudesse saber quem era o seu pai. Teseu cresceu criado por sua mãe. Ao completar 16 anos soube quem era seu pai. Foi até a rocha e como era muito forte a ergueu, calçou as sandálias, se apoderou da espada e foi ao encontro de seu pai em Atenas.
Naquele momento, Egeu, estava casado com Medéia, a feiticeira e vidente, que ao ver Teseu que se aproximou como um estranho, reconheceu-o como um perigo e ameaça. Convenceu Egeu que o rapaz era um espião. Juntos planejaram que na hora do jantar serviriam vinho envenenado ao estranho, mas, quando Teseu se sentou para o jantar, sua espada caiu e foi reconhecida por Egeu, que expulsou Medéia e fez uma grande festa em comemoração.
Minos, rei de Creta, querendo vingar a morte de seu filho Androgeo, obrigava que todos os anos viessem de Atenas 7 donzelas e 7 rapazes para servirem de alimento ao Minotauro, que vivia num labirinto. Teseu, ao saber da injustiça se juntou aos jovens.
Chegando a Creta, a filha de Minos se apaixonou imediatamente por Teseu, prometendo ajudá-lo a matar o Minotauro, desde que ele a levasse para Atenas e a coroasse como sua esposa.
Dédalo, autor do labirinto, ofereceu a Ariadne um novelo de fio mágico e explicou-lhe como entrar e sair do labirinto. Este novelo foi entregue a Teseu, que conseguiu entrar e sair do labirinto e matar o Minotauro. Não se sabe ao certo, se ele fez isso com as próprias mãos ou com uma espada que Ariadne lhe deu. Seguindo o fio que desenrolara, Teseu saiu do labirinto e encontrou Ariadne que estava à sua espera. Minos os esperava com uma grande quantidade de soldados, mas a escuridão era tanta que conseguiram escapar. Teseu acabou por abandonar Ariadne que dormia nas areias da praia. Alguns dizem que ele receava chegar a Atenas com a filha do rei de Creta, outros, que ele se apaixonara por outra mulher e ainda há quem diga que Dionísio lhe aparecera em sonho e pedira Ariadne em sacrifício.
Teseu tinha prometido a Egeu que voltaria a Atenas içando velas brancas em sinal de vitória, colocando fim às velas pretas que transportavam os jovens oferecidos ao Minotauro. Porém ele “esqueceu” deste sinal e quando Egeu o avistou do alto da Acrópole içando velas escuras, pensou o pior e se jogou do alto do monte sagrado ao mar que ainda hoje conserva o seu nome.
E Teseu??? Bem, subiu ao trono e governou Atenas.
Imagem:http://www.templodeapolo.net/Mitologia/mitologia_grega/herois/mitologia_grega_herois_teseu.l

Nenhum comentário: