segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A REVOLTA DA VACINA



No início do século XX, falta de saneamento básico e as péssimas condições de higiene faziam do Rio de Janeiro um foco de epidemias, entre elas, a febre amarela e a varíola (praticamente desconhecida nos dias de hoje). Através de medidas polêmicas, Oswaldo Cruz foi o responsável pela estruturação da saúde pública no Brasil e foi quem saneou o Rio de Janeiro. Encontrou oposição da mídia e dos populares que se revoltaram contra os planos de saneamento e sobretudo, com a remodelação urbana feita pelo então presidente, Rodrigues Alves, que decidiu modernizar a cidade para combater as epidemias. Cortiços, casebres foram demolidos, dando lugar a grandes avenidas e ao alargamento das ruas,
lembrando os bulevares parisienses. A população fois desalojada, refugiando-se em barracos nos morros cariocas, ou em bairros distantes da periferia, expandindo, assim, as favelas.
Em 1904, a cidade foi assolada por uma epidemia de varíola. Oswaldo Cruz enviou ao Congresso uma lei que reiterava a obrigatoriedade da vacinação, já instituída em 1837, mas nunca cumprida. Sabendo da resistência da opinião pública, montou uma campanha em moldes militares. Criou a polícia sanitária com poder de desinfetar casas, caçar, ratos e matar mosquitos..
As brigadas sanitárias entravam nas casas e vacinavam as pessoas à força, Isso causou muita revolta pela maneira como foi feita. A população temias os efeitos que a vacina poderia causar no corpo. Quase toda a imprensa ficou contra Oswaldo Cruz, ridicularizando seus atos com charges e artigos.
A indignação levou ao motim popular, que explodiu em 11 de Novembro de 1904, conhecido como a "Revolta da Vacina". Durante uma semana, as ruas do Rio viveram uma guerra civil, com saldo negativo de 23 mortos e 67 feridos, tendo sido presas 945 pessoas, das quais quase a metade foi deportada para o Acre, onde foi submetida a trabalhos forçados.

(Imagem: Capa da Revista da Semana - Outubro de 1904)
Créditos da foto:http://pt.wikipedia.org/wiki/Oswaldo_Cruz


Nenhum comentário: