
QUEM FOI PASIFAE?
Androgeu, que se tornou célebre pela sua força fenomenal, graças à qual se vitoriava nos jogos das panatenéias, o rei, por inveja mandou eliminá-lo. Seu pai, em represália tomou Atenas, e ali impôs o tributo do Minotauro, que consistia na entrega anual de sete rapazes e sete moças, vítimas estas, destinadas a saciar a voracidade do monstro.
Ariadne, apaixonou-se por Teseu, que tinha entre muitas de suas tarefas, a de livrar o país do Minotauro, facilitando-lhe os meios para a vitória, dando-lhe o fio condutor, com o auxílio do qual ele pode sair do labirinto, depois de haver morto monstro. Em seguida, fugiu em sua companhia, para a ilha de Naxos, onde pouco depois foi abandonada. Fedra, que por infortúnio apaixonou-se cegamente por seu enteado Hipólito, e havendo este se recusado a corresponder aos seus afetos, ela o acusou, perante o marido, de lhe haver feito proposta desonesta; e vendo-o, vítima desta calúnia, entregue à cólera de Netuno, enforcou-se.
Minotauro; monstro de corpo humano e cabeça de touro, filho de Pasifae e de um touro. Mas porque Pasifae apaixonou-se por um touro? E teve como filho um ser metade homem metade animal, traindo Minos? Bem, isso tem haver por um motivo chamado traição e flagra. E a culpada disso foi Vênus, uma divindade romana da Beleza, dos amores, da energia reprodutora, da volúpia e da vida universal. Os gregos chamam-na Afrodite, que quer dizer: "nascida de espumas". Assim, Vênus para vingar-se do Sol, por tê-la surpreendido nas suas ligações adulterinas com Marte, fez com que Pasifae se apaixonasse, loucamente, por um touro branco. Mas como o tal touro iria se apaixonar por Pasifae? Bem... ai entra um tal do arquiteto Dédalo, que fabricou uma vaca de bronze, destinada a iludir o tal do touro. Foi assim que Pasifae se tornou mãe do Minotauro, que por decisão do rei Minos ficou preso no labirinto que também foi projetado por Dédalo.
Imagem: epicentro.blogs.sapo.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário