domingo, 2 de novembro de 2008

BIOLOGIA

IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS

As bactérias têm função ecológica de fundamental importância para a manutenção de vida em nosso planeta. Destacam-se as bactérias decompositoras ou saprófitas, que, juntamente com a maioria dos fungos, atuam na natureza decompondo a matéria orgânica morta e transformando-a em matéria inorgânica simples, que pode ser aproveitada por outros seres, especialmente as plantas; permitem, assim, a reciclagem da matéria na natureza.
Muitas bactérias atuam como aliadas dos interesses humanos na agricultura. É o caso das bactérias do gênero Rhizobium, que vivem associadas às raízes de leguminosas, um importante grupo de plantas, como a soja, o feijão e a ervilha. Uma vez instaladas nas raízes, as bactérias fixam o nitrogênio atmosférico e o transformam em sais nitrogenados, que são assimilados pelas plantas. O Rhizobium, então, atua como um verdadeiro “adubo vivo”, fornecendo às leguminosas os sais nitrogenados necessários para seu desenvolvimento.
Algumas bactérias associam-se a outros seres vivos, estabelecendo com eles uma relação de benefícios mútuos denominada mutualismo. É o caso do Rhizobium, que obtém nutrientes orgânicos das leguminosas, fornecendo-lhes em troca sais nitrogenados. Na indústria, podemos considerar as bactérias do gênero Lactobacillus, que convertem a lactose em ácido lático, permitindo a fabricação de coalhada e iogurte.
Mas as bactérias também provocam doenças em plantas e animais, inclusive nos seres humanos.
São causadoras de doenças:
· Diplococccus pneumoniae – Pneumonia, através das vias respiratórias.
· Mycobacterium leprae – Hanseníase, através do contato direto.
· Mycobacterium tuberculosis – Tuberculose, através das vias respiratórias.
· Neisseria meningitidis – Meningite, através das vias respiratórias.

Nenhum comentário: