sábado, 8 de novembro de 2008

EDUCAÇÃO


Foto: Meus alunos, pessoas que me impulsionam a trabalhar com a Educação.

EDUCAÇÃO X ADOLESCÊNCIA - Parte II

Continuando nossa conversa sobre:
Educação, assunto tão comentado nos palanques e nos debates políticos e pouco valorizado. Acredito que somente uma população educada consegue ter uma vida descente.
Adolescência, fase tão importante na vida de cada um e é por isso que comentei sobre a importância de relacionar esses dois temas.
Escrevi sobre a relação dos adolescentes com seus pais, da finalização de sua infantilidade e a busca por uma nova noção de si mesmo. A relação idealizada com os pais se quebra surgindo conflitos em casa, na escola e surge a procura pela formação de seu grupo social. É a fase da iniciação sexual, portanto, o período em que o adolescente aprende a tomar decisões de forma responsável, a negociar comportamentos e lembrar que seus atos poderão ter efeitos de grande magnitude com conseqüências para sua vida toda, como gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, dificuldades sexuais e afetivas futuras.O mundo é cheio de desafios e o adolescente queima etapas, avança sinais, entra na “onda” dos meios de comunicação sem estar preparado para assumir as conseqüências de seus atos. Circula pela sociedade grande e diversos volumes informativos, ler e interpretar textos em múltiplas linguagens é imprescindível, já que a leitura e o domínio da linguagem são instrumentos de apropriação de conhecimentos que contribuem para melhor desenvolvimento e realização pessoal. Além disso, pressupõe-se também uma relação com o texto que predisponha o indivíduo ao desenvolvimento de competências de leitura que contribuam para maior autonomia do leitor diante de qualquer tipo de texto – e quem sabe, no futuro, diante de qualquer tipo de linguagem – com o qual se defronte.

Nenhum comentário: