quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

MITOLOGIA GREGA


ÁRTEMIS OU DIANA

Filha de Zeus e de Leto. Irmã gêmea de Apolo. É a mais pura e casta das deusas. Seu pai a presenteou com arco e flechas de prata, além de uma lira do mesmo material. Também lhe deu uma corte de Ninfas. Considerada protetora das parturiantes, embora fosse em essência uma deusa caçadora, encarnava as forças da natureza.
Segundo contam exibia facetas cruéis. Tinha por costume banhar-se nas águas das fontes. Numa dessas vezes, foi surpreendida pelo caçador Acteon que foi saciar a sede, ficou muito irritada por isso e o transformou em veado fazendo dele vítima de sua própria matilha.
Contam também que apesar do seu voto de castidade, se apaixonou pelo jovem Orion e se dispôs a casar. Apolo impediu o enlace,mediante uma grande traição. Encontrando-a numa praia, desafiou-a a atingir com a sua flecha, um ponto negro que indicava a tona da água. Artêmis toda vaidosa retesou o arco e atingiu o alvo, que desapareceu no mar, surgindo em seu lugar espumas ensangüentadas. Era Orion que ali
nadava. Ao saber do desastre, desesperada, conseguiu que o pai transformasse a vítima em constelação.
Ártemis simboliza uma mulher que é individualista, que faz o que lhe interessa sem a necessidade de aprovação. Representa autoconfiança, independência e respeito por suas causas e princípios.

Nenhum comentário: